No próximo dia 06 de dezembro será iniciada a 8ª edição da Copa Libertadores Feminina. A competição contará com 12 equipes divididas em três grupos e duas representantes brasileiras: Ferroviária, atual campeã, e Foz Cataratas, pela classificação na Copa do Brasil 2015.
A competição será disputada nas cidades de Montevidéu e Colônia do Sacramento. A primeira fase será entre os dias 06 e 14 de dezembro. A primeira colocada em cada um dos grupos avança à fase semifinal junto com o time que ficar como segundo melhor na classificação geral.
As quatro equipes devem jogar as semifinais da Libertadores Feminina em 17 de dezembro e as vencedoras vão à final no dia 20.
A principal vaga brasileira deveria ficar com as meninas do Kindermann-SC, porém o clube encerrou suas atividades. Com isso, a Ferroviária teria direito por ter sido a vice-campeã da Copa do Brasil 2015. Contudo, a equipe paulista já tinha sua vaga por ser a atual campeã da competição, transferindo uma vaga para o terceiro colocado: Foz Cataratas.
Quais os times participantes da Libertadores Feminina 2016?
A competição será disputada por doze times. Cada uma das dez confederações indica um participante + vencedor do ano anterior e um time do país sede.
Estão na Libertadores Feminina 2016 os clubes:
- Sportivo Limpeño (Paraguai)
- Deportivo UAI Urquiza (Argentina)
- Martín de Porres (Bolívia)
- Ferroviária Futebol (Brasil)
- ADI Foz Cataratas (Brasil)
- Colo-Colo (Chile)
- União Espanhola (Equador)
- Universitário Desportes (Peru)
- Estudantes de Guaricó (Venezuela)
- Nacional (Uruguai)
- Colón (Uruguai)
Participante colombiano ainda não foi definido.
Histórico da Libertadores Feminina
A Copa Libertadores Feminina é disputada desde 2009 e teve seis edições seguidas no Brasil, no ano passado ela foi realizada na Colômbia e este ano vai acontecer no Uruguai. Diferente da competição masculina, a competição das mulheres é disputada em uma sede fixa.
Vencedoras da Copa Libertadores Feminina
Nas edições do torneio, o Brasil ficou com título em seis vezes. A única edição que não vencida por equipe brasileira foi em 2012 quando o Colo-Colo, do Chile, ficou com o título.
- 2009 Santos F.C (Brasil)
- 2010 Santos F.C (Brasil)
- 2011 São José E.C. (Brasil)
- 2012 Colo-Colo (Chile)
- 2013 São José E.C. (Brasil)
- 2014 São José E.C. (Brasil)
- 2015 Ferroviária (Brasil)