A prática de exercícios físicos regulares é recomendada por profissionais de saúde de todas as áreas. Embora seja importante adaptar o tipo de atividade com o perfil de cada pessoa, não existe contexto em que a prática seja maléfica a parte física ou psicológica do indivíduo.
Entre os principais benefícios da atividade física estão a estimulação do sistema imunológico, a prevenção de doenças (especialmente as cardiovasculares e da obesidade e ainda servem como antídoto contra problemas, como a depressão e a ansiedade.
Apesar disso, é muito importante consultar profissionais especializados antes de escolher uma modalidade. Cada organismo funciona de uma forma diferente, o que significa que as atividades devem estar adequadas ao indivíduo, a fim de não causar prejuízos.
Diante deste contexto, é importante entender quais são os tipos de exercícios físicos para fazer uma escolha consciente. Depois, já com uma lista em mente, fica mais fácil se inspirar e encontrar a modalidade ideal para você.
Veja também: Dicas de nomes para times de futebol
Conheça quais são os tipos de exercícios físicos
Exercícios físicos incluem uma ampla categoria de atividades, considerando objetivos como melhoria de aspectos da saúde (incluindo a psicológica), desenvolvimento de aptidões físicas e recreação.
A maneira de dividi-los varia bastante de acordo com os critérios usados. Entenda melhor abaixo!
Exercícios aeróbicos
De maneira simplificada, exercícios aeróbicos são aqueles que movimentam grandes grupos musculares por um período extenso de tempo, o que por consequência aumenta a frequência cardíaca e a eliminação de oxigênio. O O2, nesse caso, é responsável por gerar a energia.
Exercícios aeróbicos tem como uma de suas funções a eliminação de calorias, são muito indicados para a perda de peso. Eles melhoram as funções cardíacas e respiratórias e contribui para o abandono do sedentarismo e prevenção à obesidade.
Quais são os tipos de exercícios físicos aeróbicos? Corrida na esteira, repetição de movimentos, dança, pedalada e polichinelo.
Exercícios anaeróbicos
Enquanto exercícios aeróbicos tem como foco atividades que duram mais tempo, os anaeróbicos são aqueles de grande intensidade, porém curta duração. Assim como no caso do outro tipo, o oxigênio exerce papel fundamental na produção de energia.
Exercícios anaeróbicos cumprem funções como auxílio no condicionamento físico, resistência muscular, aumento da capacidade cardiorrespiratória, perda de peso e aceleração do metabolismo. Pela sua intensidade, deve-se tomar cuidado com a sua frequência.
Quais são os tipos de exercícios físicos anaeróbicos? Pilates, musculação, arremesso de peso, corrida de 100 metros rasos e calistenia.
Exercícios de flexibilidade
Como o nome sugere, exercícios de flexibilidade são aqueles que contribuem para a maior elasticidade do corpo humano. Por conta disso, eles costumam ser indicados em conjunto com todos os outros tipos de atividades físicas, permitindo uma melhor realização destas.
Atividades como o alongamento diminuem as possibilidades de lesões durante treinos de diferentes naturezas. Além disso, eles podem cumprir papel importante para a melhoria da postura e do equilíbrio. A sua intensidade é baixa, mas os benefícios são numerosos.
Quais são os tipos de exercícios físicos de flexibilidade? Alongamento estático, alongamento dinâmico, abertura de pernas com flexão lateral, alongamento de abdômen e alongamento de panturrilha.
Veja ainda: Quais são os benefícios do alongamento?
Exercícios de força
Em alguns casos, exercícios de força também podem ser chamados de hipertrofia. O foco aqui é melhorar a resistência dos músculos, sendo que benefícios adicionais incluem melhora no equilíbrio, coordenação motora e até mesmo agilidade.
Por sua natureza, exercícios de força normalmente podem ser incluídos junto com os anaeróbicos. Assim como os outros, as atividades aqui costumam ter alta intensidade e curta duração. Naturalmente, isso significa um maior cuidado ao realizá-los.
Quais são os tipos de exercícios físicos? Levantamento de peso, supino plano, flexão de perna, agachamento e flexão de braço.
Exercícios de velocidade
Outra categoria de exercícios facilmente explicada pelo próprio nome, os exercícios de velocidade são aqueles em que o corpo é condicionado a situações que exigem agilidade. A atividade mais comum desse grupo é a corrida, em todas as suas diferentes modalidades.
Assim como os exercícios de força possuem uma relação com os anaeróbios, os de velocidade estão ligados com os aeróbicos. O ritmo, nesse caso, adquire uma faceta de resistência. Corridas mais longas deverão respeitar a condição física do praticante.
Quais são os tipos de exercícios físicos? Trenó predador, arrancada com peso, corrida com resistência, subidas e descidas e arrancada de montanha.
Exercícios funcionais
Exercícios funcionais são aqueles relacionados com o treinamento de capacidades físicas cotidianas. Pular, agachar, levantar, puxar e arremessar são algumas das práticas que podem ser melhoradas (ou em alguns casos, desenvolvidas) por meio das atividades dessa categoria.
Por conta do seu espaço “prático”, exercícios funcionais são frequentemente vistos em atividades de fisioterapia e na recuperação do corpo humano após algum tipo de lesão e trauma. Não é preciso dizer que a sua importância é primordial em muitas situações.
Quais são os tipos de exercícios físicos? Agachamento, pular corda, prancha, abdominal e extensão do quadril.
Como você pode perceber, cada tipo de exercício físico cumpre um papel diferente (mas igualmente importante), com benefícios e recomendações bem particulares. Se você tem vontade de começar a praticar atividades regulares, não deixe pra isso depois!
Com as instruções corretas, tempo livre e uma boa dose de dedicação, qualquer pessoa pode começar a praticar exercícios físicos de maneira regular. Os benefícios para o seu corpo e a sua mente serão sentidos em pouco tempo, eu garanto! Bons treinos!