Sim, você leu certo. Estamos já em 2017, mas os campeonatos regionais femininos ainda seguem desorganizados em relação ao calendário, assim como ocorreu com os homens algumas décadas atrás. Agora, entre os dias 08 e 15 de janeiro teremos duas partidas decisivas para definir a equipe vencedora da temporada 2016 na Bahia. As meninas do Vitória vão decidir o título do Baianão Feminino 2016 contra as novatas do Juventude (Vitória da Conquista). As partidas vão acontecer no estádio Edvaldo Flores e Barradão, respectivamente.
Caminhos até a final do Baianão Feminino 2016
Para chegar a grande decisão, o Vitória teve que superar a equipe do São Francisco, uma potencia estadual responsável por 14 finais consecutivas. É a terceira vez que o leão chega à decisão e vai buscar o título inédito. Nos confrontos das semifinais, a partida de ida foi vencida pelas rubro-negras por 2×1 em Salvador, e um empate na volta em São Francisco do Conde garantiu a vaga na grande final.
Já o time de Vitória da Conquista também chega a sua primeira final como grande surpresa da competição. O Juventude eliminou o Lusaca nas semifinais em decisão por pênaltis: 4×1 para as conquistenses.
Com a disputa entre Vitória e Juventude, o Baianão Feminino 2016 terá uma campeã inédita. Os jogos decisivos serão realizados no dia 08, no estádio Edvaldo Flores, em Vitória da Conquista, e a volta no Barradão, dia 15, em Salvador.
Veja também:
- Foz Cataratas encerra a Libertadores 2016 em terceiro lugar
- Confira todas as campeãs estaduais de 2016
- Rainha Marta é finalista de prêmio FIFA
Nota oficial da FBF sobre o Baianão Feminino 2016
A Federação Bahiana de Futebol parabeniza Vitória e Juventude pela conquista das vagas na grande final. A realização da final inédita comprova que os investimentos feitos na categoria têm rendido frutos com mais clubes se fortalecendo para representar o futebol feminino do estado, inclusive com a importante colaboração da Caravana do Futebol Feminino, que neste ano reforçou, com novas e promissoras atletas, três dos semifinalistas (São Francisco, Vitória e Lusaca). A entidade aproveita, também, para parabenizar os semifinalistas São Francisco e Lusasa e todos os demais clubes que disputaram a competição desde o seu início.