A Vila Belmiro foi palco da decisão do Campeonato Paulista de Futebol 2017. Em uma espécie de replay da edição 2016, as equipes do Rio Preto e Santos se encontraram novamente na final da competição. O jogo de ida terminou em 1 x 1, desta vez, apenas a vitória interessava aos dois times. o Santos saiu na frente, mas perdeu fôlego na etapa final, com o rival virando o placar. Com a vitória na Vila, o Rio Preto é bicampeão Paulista.
Ao longo da semana, muitos preparativos para a conclusão do Paulistão Feminino 2017. O campeonato começou em 08 de abril e chegou ao final neste sábado, 07 de outubro. Ainda na última quinta-feira, a diretoria do Santos revelou que todos os ingressos disponibilizados para a final já estavam esgotados.
Rio Preto é bicampeão Paulista
Com apoio da torcida, o Santos foi para cima do Rio Preto. A argentina Sole Jaimes, destaque da competição, levou perigo ao time do interior já aos três minutos. Na sequência, em linda troca de passes com Sole, a meio-campista Brena acertou belo chute de fora da área. Mas as meninas do Jacaré não se intimidaram e foram buscar o resultado e, no minuto seguinte, conseguiram o empate em belo gol de cobertura da volante Jéssica.
Depois o jogo acalmou e as equipes passaram a se estudar em campo, tentando errar o mínimo possível. Depois dos 30 minutos, o Rio Preto passou a pressionar mais o time santista, com uma bola na trave e outra que forçou bela defesa da goleira Dani Neuhaus. A partida já se encaminhava para o intervalo, quando um lançamento do meio-campo mudou os rumos do confronto. Aos 44’, Lelê aproveitou descuido da zaga e acertou um cabeceio no cantinho, virando o jogo para o time do interior.
Caio Couto mudou o time santista na etapa final, promovendo as entradas de Ketlen e Maurine, mas sem muito efeito. A segunda etapa foi ataque contra defesa. O Rio Preto passou a gastar o tempo, com o time todo na sua parte do campo, dando espaço para o Santos trabalhar. Com apoio da torcida, as Sereias ameaçaram uma pressão, mas sem muitas finalizações.
Já no final do jogo, Maiara roubou a bola no meio campo santista, avançou até a intermediária e tocou para Millene. A atacante teve tempo de driblar a zagueira e a goleira, antes de finalizar e fechar o placar para o time do interior. Com a vitória por 3 x 1, o Rio Preto é bicampeão Paulista.
A partida encerra o calendário Paulista de futebol feminino. O Santos venceu o Brasileirão 2017 e o Rio Preto ficou com o título estadual. Por outro lado, o Corinthians, em parceria com o Audax, está no Paraguai para a disputa da Libertadores 2017.
Time do Santos na final do Paulistão 2017
Dani Neuhaus; Katiuscia (Jéssica), Camila, Carol Arruda e Dani Silva (Juliete); Cida (Maurine), Maria (Angelina) e Brena; Patricia Sochor (Erikinha), Sole Jaimes e Karen (Ketlen). Técnico: Caio Couto.
Time do Rio Preto na final do Paulistão 2017
Letícia Bussatto; Gabi Lira, Ana Alice (Maiara), Siméia e Mariana; Di, Suzana, Jéssica e Lelê; Adriana (Maria) e Millene. Técnico: Chicão Reguera.
Últimos campeões do Paulistão Feminino
- 2003 – Não houve
- 2004 – Ferroviária
- 2005 – Ferroviária
- 2006 – Botucatu
- 2007 – Santos
- 2008 – Botucatu
- 2009 – Botucatu
- 2010 – Santos
- 2011 – Santos
- 2012 – São José
- 2013 – Ferroviária
- 2014 – São José
- 2015 – São José
- 2016 – Rio Preto
- 2017 – Rio Preto