A revista americana ESPN The Magazine comemora 20 anos de existência e elaborou uma lista com os maiores atletas desse período. A pesquisa levou em conta os principais campeonatos de todas as modalidades esportivas com receita anual acima de $100 milhões, rankings globais e o desempenho individual em seus respectivos esportes. Foram eleitos 20 atletas mais dominantes do mundo, sendo apenas três do futebol. A rainha Marta ficou na 9ª posição, seguida por Lionel Messi 11ª e Cristiano Ronaldo 14ª.
A Marta é a única presença esportiva brasileira no ranking divulgado pela ESPN The Magazine dos atletas mais dominantes do planeta nos últimos 20 anos.
A lista total conta com presença de apenas cinco mulheres entre as atletas mais dominantes das últimas décadas. São elas: Annika Sorenstam (6ª), Marta Vieira da Silva (9ª), Serena Williams (12ª), Lauren Jackson (13ª) e Allyson Felix (16ª).
As métricas individuais variam amplamente, desde eleições como o prêmio de melhor do mundo da Fifa até o dinheiro arrecadado em prêmios nos circuitos de golfe. Vale lembrar que Marta foi indicada 12 vezes seguidas para a eleição de melhor atleta FIFA e ficou com o título cinco vezes. Ela é a maior vencedora da premiação feminina.
“Ela superou a marca de 200 gols por clubes e se isolou como a maior artilheira da história da Copa do Mundo Feminina, com 15 gols marcados. É por isso que ela ficou com o prêmio de Melhor Jogadora do Mundo da FIFA de 2006 a 2010, cinco vezes consecutivas”, destaca a ESPN The Magazine.
Top 20 atletas mais dominantes do mundo
- Tiger Woods (Golfe – Estados Unidos)
- LeBron James (Basquete – Estados Unidos)
- Peyton Manning (Futebol americano – Estados Unidos)
- Jimmie Johnson (NASCAR – Estados Unidos)
- Roger Federer (Tênis – Suíça)
- Annika Sorenstam (Golfe – Suécia)
- Michael Schumacher (Fórmula 1 – Alemanha)
- Floyd Mayweather (Boxe – Estados Unidos)
- Marta Vieira da Silva (Futebol – Brasil)
- Usain Bolt (Atletismo – Jamaica)
- Lionel Messi (Futebol – Argentina)
- Serena Williams (Tênis – Estados Unidos)
- Lauren Jackson (Basquete – Austrália)
- Cristiano Ronaldo (Futebol – Portugal)
- Novak Djokovic (Tênis – Sérvia)
- Allyson Felix (Atletismo – Estados Unidos)
- Barry Bonds (Beisebol – Estados Unidos)
- Mike Trout (Beisebol – Estados Unidos)
- Manny Pacquiao (Boxe – Filipinas)
- Tom Brady (Futebol americano – Estados Unidos
Veja também: